FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
A Distância e Presencial

O curso de formação em psicanálise, com duração regular de dois anos, carga horária de 1.440h e início imediato, é destinado a graduados e seu objetivo é a formação de psicanalistas através da transmissão da psicanálise em sua especificidade, com base nos três elementos fundamentais da formação: estudo crítico da teoria psicanalítica, análise didática e estágio supervisionado. Ao término do curso você terá fundamentos teóricos para escutar, identificar, distinguir e intervir nos sintomas psíquicos observados na clínica psicanalítica.

O Curso de Formação em Psicanálise habilita ao exercício do ofício de psicanalista.
 

O Psicanalista formado na Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise pode atuar em clínicas e consultório, em conformidade com as leis vigentes em nosso país.

A formação em psicanálise é composta por três momentos distintos e correlacionados; ensino teórico, análise didática e prática supervisionada.

Ensino Teórico
Estudo e compreensão da teoria psicanalítica por meio de leituras dirigidas, aulas síncronas, análise de filmes, documentários e estudo de casos clínicos. Todo o processo de apreensão do saber psicanalítico é a distância e individualizado.

 

As aulas síncronas, em tempo real, acontecem nos dias e horários previstos por meio do uso de plataformas digitais.

O curso de formação em psicanálise foi planejado mantendo o mesmo padrão de qualidade dos cursos presenciais da ABRAFP. O professor efetivamente ministra a aula, interagindo com os alunos, o que significa que não são simplesmente disponibilizados vídeos de aulas gravadas. O professor está em contato direto com o aluno. Sua função não é desenvolvida por tutores. Assim, você pode interagir continuamente com o professor e colegas de turma.

Como proposto por Lacan em 1964, a ABRAFP  situa a estrutura de cartel como um dispositivo fundamental na formação do analista. Os carteis são formados por 3+1 e são online, uma vez por semana. Em dia e horário acordado entre o grupo.

Análise Didática
A Análise Didática o permitirá compreender e lançar um novo olhar sobre a sua infância, a lidar com as estruturas de defesa, superar as resistências, expor e analisar as transferências e os sintomas neuróticos.

 

Estágio Supervisionado

A Prática clínica supervisionada completará o tripé da formação em psicanálise e o conduzirá ao exercício orientado do ofício de psicanalista.

A análise e a supervisão são on-line e iniciam-se no segundo ano do curso de formação em Psicanálise.
 

Você deverá cumprir, no mínimo, 40h de análise e 60h de supervisão, totalizado 100h.

Os valores das sessões de análise e supervisão estão inclusos nas mensalidades do curso.

Conteúdo Programático do Curso de Psicanálise
 

1. Introdução à Psicanálise

2. Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud I
3. Psiquiatria, Psicopatologia e Psicofarmacologia
4. Fenômenos Psicossomáticos
5. Sexologia Aplicada à Psicanálise

6. Metodologia Científica 

7. Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud II

8. Psicopatologia Psicanalítica

9. Hipnose
10. Interpretação dos sonhos
11. Psicanálise na Cultura
12. Psicanálise, Literatura, Filosofia e Linguagem 

13. Metodologia Científica 

14. Antropologia da Cultura Psicanalítica
15. Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud III

16. Psicoterapias Breves de Orientação Psicanalítica
17. Teoria Psicanalítica de Melanie Klein
18. Teoria Psicanalítica de Bion
19. Teoria Psicanalítica de Winnicott

20. Teoria Psicanalítica de Lacan I

21. Teoria Psicanalítica de Lacan II

22. Semiótica Psicanalítica
23. A Ética e a Política em Psicanálise
24. Psicanálise e Autismo
24. Direito e Psicanálise

Duração do curso: 2 anos.
Investimento: 24x R$ 449,00

Quero fazer minha matrícula!

Curso de Formação em Psicanálise

DÚVIDAS FREQUENTES
 

Quais são as vantagens de ser um psicanalista formado pela ABRAFP?
 

Os psicanalistas formados pela ABRAFP são benquistos por Instituições e profissionais da saúde mental, devido ao prestígio e tradição da ABRAFP na transmissão do saber psicanalítico.

Os psicanalistas formados pela ABRAFP, que se destacam na formação, são convidados a compor o quadro de profissionais da Instituição.
 
Os psicanalistas formados pela ABRAFP ganham visibilidade nacional através do portal de Associados da Instituição.

A ABRAFP disponibiliza para seus psicanalistas uma plataforma altamente sofisticada para atendimento psicanalítico online.


Quem pode fazer o curso de psicanálise?

Graduados em ciências humanas, sociais, biológicas e da saúde podem fazer formação em psicanálise, desde que observe todos os critérios exigidos para esse fim: formação teórico-técnica, análise didática e supervisão.

Elisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa, retratou a condição atual da função: “A psicanálise passou a ser praticada não apenas por médicos e psiquiatras, mas por psicoterapeutas formados em psicologia. Depois de ter sido engolida pela psiquiatria, ela corria o risco de ser tragada pela psicologia e confundida com diferentes psicoterapias. Por isso, os psicanalistas reafirmaram vigorosamente a existência de suas próprias instituições, as únicas capazes de definir os critérios da formação psicanalítica”.

A análise e o estágio supervisionado são obrigatórios para tornar-se um(a) psicanalista?


Sim. O tripé fundamental para a formação em psicanálise é: curso teórico-técnico, análise didática e estágio supervisionado. É importante lembrar que um profissional em psicanálise não se forma sem ter passado por seu próprio processo psicanalítico (análise), onde se confrontará com suas próprias questões emocionais e iniciará seu processo de autoconhecimento. É impossível cuidar de um paciente sem ter feito análise anteriormente e experimentado na prática os benefícios do tratamento psicanalítico.
 
Será emitido o certificado de Formação em Psicanálise?
 

Sim. Ao término do curso, é conferido um certificado de conclusão aos estudantes/pesquisadores que preencherem todos os critérios necessários para formação em psicanálise.

Poderei atender como psicanalista em consultório ou clínicas?
 

Teoricamente, ao término do curso, você estará apto(a) a fazer o atendimento de pacientes. Contudo indicamos fazer mais um ano de supervisão com um psicanalista da ABRAFP mais experiente.

Legalidade do ofício de psicanálista?
 

No Brasil a psicanálise é exercida livremente, mesmo sendo uma profissão não regulamentada. Assim, é uma atividade livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparado pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII.