top of page
Curso a Distância de
Introdução à Psicanálise

Introdução:
 

Este curso se destina a todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre psicanálise. Com uma carga horária de 40 horas, distribuídas em 3 meses, o curso apresenta um conteúdo completo e abrangente sobre o tema.

O investimento para o curso é acessível e pode ser dividido em 6 parcelas de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), facilitando o acesso ao conhecimento para aqueles que desejam aprender sobre a psicanálise, mas não podem arcar com um investimento mais elevado.


Objetivos: O objetivo do curso é apresentar ao aluno os principais conceitos e fundamentos da psicanálise, desde sua história até os dias atuais. Serão abordados os principais teóricos e suas contribuições para a construção da teoria psicanalítica, além dos métodos e técnicas utilizados pelos psicanalistas na prática clínica. O aluno será capaz de compreender as relações entre a psicanálise e a cultura, bem como a importância da psicanálise no tratamento das principais patologias da saúde mental.

Metodologia:

A metodologia do curso de introdução à psicanálise é baseada em uma abordagem interativa, que busca a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Para tanto, serão realizadas leituras dirigidas e avaliações periódicas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento crítico e reflexivo dos estudantes em relação aos temas abordados.

Além disso, os alunos terão acesso a uma tutoria via WhatsApp, que permitirá esclarecer dúvidas e discutir questões relevantes sobre a psicanálise e sua aplicação na prática clínica. Essa abordagem visa a promoção de um aprendizado mais próximo e personalizado, que leve em consideração as necessidades e interesses individuais de cada aluno.

Conteúdo Programático:
 

  1. História da psicanálise: neste tópico, será apresentada a história da psicanálise, desde o surgimento até os dias atuais. Serão discutidos os principais marcos históricos da psicanálise e seus principais representantes.

  2. Teoria psicanalítica: neste tópico, serão abordados os principais conceitos da teoria psicanalítica, como o inconsciente, a repressão, a transferência, a pulsão e a sexualidade. Serão discutidas as principais contribuições de Freud, além de outras correntes e autores importantes.

  3. Métodos psicanalíticos: neste tópico, serão apresentados os principais métodos psicanalíticos, como a análise de sonhos, a associação livre, a interpretação, a escuta clínica, entre outros. Serão discutidas as principais técnicas utilizadas pelos psicanalistas na prática clínica.

  4. Psicanálise e cultura: neste tópico, serão discutidas as relações entre a psicanálise e a cultura, abordando temas como a arte, a literatura, a religião e a política. Serão apresentadas as principais contribuições dos psicanalistas para a compreensão da cultura.

  5. Psicanálise e saúde mental: neste tópico, será apresentada a relação entre a psicanálise e a saúde mental. Serão discutidas as principais patologias tratadas pela psicanálise, como a neurose, a psicose e a perversão, além das técnicas utilizadas pelos psicanalistas para o tratamento dessas patologias.

Certificado
 

A ABRAFP está comprometida em oferecer cursos livres a distância de alta qualidade e reconhecidos pelo mercado. Por isso, nossos cursos são respaldados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9394/96), além dos decretos federais n° 2.494/98 e n° 2.208/97. E o melhor de tudo: ao finalizar o curso, o aluno receberá um certificado de conclusão

Recomendação:

 

Se você deseja atuar como psicanalista, a formação em psicanálise oferecida pela ABRAFP é uma excelente escolha. Com um programa completo, ministrado por profissionais qualificados, você aprenderá a teoria e prática da psicanálise e poderá aplicar esse conhecimento na sua carreira profissional. Invista no seu futuro e torne-se um psicanalista capacitado com a formação em psicanálise da ABRAFP.

bottom of page